-
Arquitetos: Playa Architects
- Área: 148 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência à beira do lago é a casa de férias de uma família finlandesa que vive no exterior. Tradicionalmente, a propriedade de férias finlandesa consiste em um edifício principal e volumes menores adicionais para diferentes fins: sauna, cozinha de verão, depósitos e quartos para hóspedes. Na casa H todas as funções foram reunidas no mesmo volume para minimizar tanto a pegada do edifício quanto o impacto na natureza.
O projeto é uma brincadeira com o arquétipo do celeiro com telhado inclinado, com os espaços externos cobertos a partir dos vazios da forma principal. Os terraços cobertos têm, cada um, uma função. O terraço oriental marca a entrada principal e está orientado para o sol da manhã. O sudoeste protege o ambiente principal do superaquecimento e estende os espaços internos no verão tanto como uma varanda quanto como uma cozinha externa. O terraço noroeste é o menor, sendo um local de resfriamento para a sauna e orientado para o pôr-do-sol.
A sala principal, composta pela cozinha, sala de jantar e de estar, é orientada tanto para a luz natural quanto para as vistas do lago. As áreas mais privativas, compostas pelos quartos e sanitários estão separadas do espaço principal e orientadas para a floresta e para a sombra. As salas de verão são acessíveis a partir de um terraço e podem ser mantidas sem aquecimento durante o inverno para economizar energia.
O edifício é uma estrutura tradicional de balão com isolamento de fibra de madeira e revestimento de abeto. O revestimento irá resistir naturalmente e envelhecerá com o edifício, mesclado na floresta quando visto do lago. No interior, o piso e o forro são de abeto e as paredes são principalmente compostas de compensado de pinho. Os materiais naturais configuram uma composição calma que se distingue da vida cotidiana da cidade.